Ouvido tampado após “gripe”

 

A OTITE MÉDIA COM EFUSÃO

1. A Otite Média com Efusão (ou Otite Média Secretora) ocorre por conta de líquido represado atrás do tímpano.

2. O ouvido possui três porções:

  1. Externo (em verde) – onde fica o canal que se comunica com a orelha. No fundo dele está o tímpano.
  2. Médio (em vermelho e azul) – atrás do tímpano, que se comunica com o nariz, por meio da tuba auditiva (trompa de Eustáquio).
  3. Interno (em roxo) – onde ficam os neurônios da audição

 

efusão1

3. Esse problema ocorre frequentemente após um quadro de congestão das vias aéreas superiores – por exemplo, numa crise de rinite, num resfriado ou num quadro gripal. O nariz e o ouvido congestionados acabam represando uma secreção com aspecto de geleia.

4. O tímpano, como a pele de um tambor, necessita de ar para que leve os sons aos neurônios. Como há essa geleia atrás dele, o paciente nota o ouvido tampado. Em crianças, o problema é maior pois elas não conseguem nos relatar e algumas acabam tendo problemas com a fala, já que não escutam direito.

Drum

  1. A maioria dos casos resolve sozinha em duas a quatro semanas sem nenhum tratamento – o próprio corpo absorve essa secreção. Importante: Caso o paciente note uma perda de audição muito profunda de um lado, acompanhada de zumbido e/ou tontura, deve procurar o médico imediatamente.

 

efusão3

Tímpano normal

efusão4]

Tímpano com efusão (note as bolhas indicando que há líquido)

  1. Dependendo do quadro do paciente, utilizamos soro nasal, antialérgicos, descongestionantes, sprays nasais ou corticoides para tentar acelerar esse processo.
  1. Perceba que como o problema está atrás do tímpano, não adianta pingar medicações no ouvido ou fazer lavagens.
  1. Em casos em que não há melhora, geralmente após 3 meses, a secreção pode ser aspirada através de um corte microscópico no tímpano. Para melhorar a aeração da região e impedir que o problema retorne, pode-se utilizar um tubo de ventilação. São cirurgias que precisam de anestesia.

 

efusão5

otorrinosaude.com.br/

 

  1. O tubo de ventilação é preso no tímpano e ajuda a equalizar as pressões entre o meio externo e o ouvido. Equalizando a pressão, também há uma redução importante das infecções de ouvido de repetição. O tubo é expulso sozinho depois de alguns meses.
  1. Antigamente, costumava-se impedir a qualquer custo a entrada de água nos ouvidos de pessoas que tivessem o tubo. Atualmente podemos liberar em alguns casos específicos.
  1. Em algumas pessoas, particularmente em crianças, a comunicação do ouvido com o nariz está prejudicada pela presença de uma grande adenoide, a popular “carne esponjosa”. Nessas crianças, a cirurgia para retirada da adenoide também é necessária.

 

efusao6

 

Conclusões

1. Otite Média com Efusão é um problema comum e reversível.

2. Na maioria das pessoas é resolvido em duas a quatro semanas.

3. Quando não há melhora, é necessária uma cirurgia.

48 comentários em “Ouvido tampado após “gripe”

  1. Perfeita explicação!
    Aguardarei no máximo por duas semanas para verificar se o meu “ouvido tampado”, é causa realmente de um resfriado que me acomete no momento.

    Curtir

  2. Meu caso começou apenas com dor. Agora parou de doer e está tampado. Minha audição está muito afetada. Já faz mais de uma semana que estou nessa situação.

    Curtir

  3. Estou gripada e Tossindo,Agora meu ouvido direito está tampado com zumbido e as vezes da umas pontadas doída.
    No hospital de base em Brasília, só atende se estiver doendo muito, caso contrário não tem atendimento.
    O que posso fazer em casa, para melhorar?
    Me ajude, isso incomoda muito.

    Curtir

  4. Meu caso eu estou gripada e do nada meu ouvido entupir. Tá doendo também é não consigo dormir com o ouvido me incomodando. Já faz 4 dias e nada. Bocejo mais já está começando a prejudicar o outro ouvido também. O q eu faço?

    Curtir

    1. Cara Jennyfer, faça lavagens nasais com soro fisiológico, evitando assoar as narinas com muita força. Veja no link de Rinite Alérgica como proceder. Não aplique nada no ouvido e não fique forçando com o nariz (manobra de Valsalva) para desentupi-lo. Sugiro que vc agende um otorrino nessas próximas 2 semanas para ser examinada, enquanto procede com as medidas caseiras.

      Curtir

  5. Vai fazer 7 dias que estou com o ouvido tampado….fui ao médico ele disse que estou com otite média….estou tomando muito remédios,mas até agora nada de desentupir….até quando vou ficar assim?

    Curtir

  6. Olá, meu nome é Daniel… Muito bem explicado… No meu caso em particular essa situação pode mudar de um ouvido para o outro? E ficar alternado? Um dia acontece do ouvido ficar tampado e no outro dia não aparece essa situação. Eu estou assim a mais de um mês… Tem conhecimento de algum caso parecido? Abraços…

    Curtir

  7. Olá me chamo Daniel,
    Essa semana eu tive gripe e crises de rinite e sinusite, quando eu soei meu nariz meu ouvido parece que entupiu… Ele fez um zunido e entupiu. O lado direito e hoje pela manhã eu soando de novo entupiu o lado esquedo.
    Isso é normal? Não estou sentindo dor, pode ser apenas catarro acumulado?
    Obrigado

    Curtir

  8. Boa noite, Dr. Estou desesperada. Tive um resfriado e tosse.. quando estava sarando da tosse comecei a ter um zumbido alto no ouvido esquerdo junto com uma sensação de ouvido meio tampado. Fui ao médico, me passou remédio para labirintite, tomei, não adiantou, tomei para sinusite, nada também. Fui a um otorrino, audiometria normal. Me passou um remédio chamado Allegra D, estou tomando há 2 dias, mas nada de melhora. Estou muito triste, preocupada com isso tudo.. pode me ajudar com o que possa ser, pelo amor de Deus? Otorrino que me atndeu não me explicou nada, apenas me receitou esses remédios.

    Curtir

    1. Minha cara, o fato da audiometria estar normal já descarta problemas no nervo ou nas células ciliares, que são semelhantes aos “neurônios” do ouvido. Com isso, é muito provável que seu quadro seja apenas uma disfunção da tuba auditiva (o canal que liga o nariz ao ouvido), que se iniciou após o resfriado. Com o tempo seu quadro deve melhorar. Sugiro vc agendar um retorno, ou outro otorrino após o término do Allegra D. Boa sorte.

      Curtir

      1. Obrigada, Dr. No momento, além do Allegra D, comecei a tomar um antibiótico por conta mesmo, um que eu tinha aqui em casa, Levofloxacina, sei que não é correto, mas estou desesperada. Não tenho plano de saúde e já se foram mais de 300 reais entre consulta e remédios.. não tenho mais como pagar médicos. Há mais de 10 dias com esse zumbido atormentando. Se for essa disfunção, será que ha algo que eu possa fazer para melhorar? Tem um tempo médio de melhora? Choro todos os dias, não consigo fazer nada.. fui ao pronto socorro duas vezes e só me passam remédios para labirintite.

        Curtir

      2. Como medidas caseiras, a melhor é a lavagem nasal com soro fisiológico em grande volume, tomando o cuidado de não assoar com muita força. O uso de chicletes também pode ajudar. Não fique forçando (manobra de Valsalva) para desentupir os ouvidos. O tempo médio é 2 a 3 semanas, mas pode persistir por até 3 meses.

        Curtir

      3. Agradeço do fundo do coração pela atenção dispensada a mim. Farei a lavagem, estou num desespero que tenho vontade de bater a cabeça na parede. Agora estou com esperança de que irá melhorar com a lavagem. Muito obrigada, Dr.

        Curtir

  9. Dr. Boa noite! Já fui ao médico segunda feira com crise de sinusite e resfriado, me receitou alegra d (10comprimidos) e azitromicina (3 dias). Terminei a medicação hoje, Porem notei que continuo com o nariz entupindo e.principalmente com o ouvido estalando, sendo que de ontem pra hoje estou sentindo muita dor abaixo do ouvido que esta esralando, como se houvesse uma glândula inflamada. O que pode ser? O que posso fazer?

    Curtir

  10. Eu tive uma gripe, chata…no fim da gripe,tapou meu ouvido direito,não tenho dor, só zumbido e fechado,quando falo sai na cabeça,rosto imxado,fui no especialista,fiz exame pelo nariz,e inflamação devido a gripe…passou antibiótico e corticoide spray,mas ainda tá fechado e o rosto inchado ainda…

    Curtir

  11. Ola. E pra quem tem esse líquido no ouvido desde sempre? Rsrs sem parar…
    Já li sobre na internet e vi que parece ser disfunção tubária….
    Preciso resolver isso…venderia minha casa pra resolver isso dr. Henrique.

    Curtir

  12. Oi doutora
    Tive uma gripe bem forte, depois de uma semana entupiu meu ouvido, a gripe passou a dores tbm, mas o ouvido está entupido a 10 dias o médico me receitou nites e aceltisteina
    Estou usando a 5 dias não não tive nenhuma melhora , meu ouvido esta totalmente tapado minha voz está lá dentro isso é normal?

    Curtir

  13. Dr boa tarde ! Desde que tenho 5 anos de idade sindo o meu ouvido estalando dentro , hj aos meus 49 anos resolvi da um basta , o dr me disse que foi um resfriado forte que tive , comecei a tomar um comprido que o dr passou, show de bola o estalos ( barulho ) começou a sumir ( começou seca);, isso eu tinha os meus 17 anos gostaria saber da dr se isso é otite média , fico no aguardo , muito obrigado

    Curtir

  14. Olá! Estou gripada há 10 dias e uns 5 dias atrás meu ouvido direito está com a sensação de tapado. Tomei remédios para a gripe e estou melhorando mas o ouvido continua igual. O que posso fazer?

    Curtir

  15. Boa tarde. Meu caso é o seguinte faz 1 semana que eu peguei uma gripe e após eu assoar o nariz meu ouvido esquerdo tapou. Foi horrível no começo, eu não conseguia ouvir quase nada, fora que o direito também tapou após um tempo. Depois de 3 dias foi notando uma melhora significativa, porém depois que a gripe passou sinto um incomodo muito ruim no ouvido, uma pressão, e também sensação de tampado. Não escuto como antes. É como se eu estivesse com algo la dentro. Quando engulo saliva, forço bocejo ou até mesmo abro a boca sinto um peso no ouvido. Sons comuns do dia-a-dia aqui em casa estão me incomodando, mesmo esses estando em um volume normal, o que antes não acontecia. Estou pronto pra marcar uma consulta mas antes queria saber o que está acontecendo. Estou em pânico. Minha audição voltará ao normal?

    Curtir

    1. Olá Vinicius, é possível que seja apenas uma efusão pós gripal, o que tende a melhorar com o tempo, conforme explica a página. Frequentemente demora mais de uma semana. É improvável que tenha havido alguma lesão no tímpano, ou algo mais sério, pois isso costuma causar muita dor. De qualquer maneira, vc precisa ser examinado. Boa sorte!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s