Pode inflamar a garganta apenas de um lado?

Sim, existem alguns tipos de bactérias que podem causar a inflamação e purulência de apenas uma das amígdalas. O exemplo mais clássico se chama Angina de Plaut-Vincent e é causada por um conjunto de bactérias que se chama Associação Fusoespiralar. Outra causa bastante comum acontece quando o paciente tem uma amígdala muito maior ou mais caseosa que a outra, o que favorece a infecção apenas daquele lado.

Lingual-Tonsillitis
Amigdalite à direita

Existem doenças menos comuns que causam esse sintoma, sendo que os principais são o abscesso periamigdaliano, a sífilis e os tumores benignos e malignos da amígdala.

O tratamento vai variar de acordo com a doença apresentada. Pode ser desde o uso de antibiótico – específico para esses germes – até mesmo à cirurgia. Portanto, uma avaliação de um especialista é indicada.

4 comentários em “Pode inflamar a garganta apenas de um lado?

  1. Eu tive problemas na garganta que causou um abscesso do lado direito da garganta, foi preciso fazer uma drenagem cirúrgica, fazem 2 semanas que fiz a drenagem, eu voltei a falar, minha garganta desinflamou cerca de 60%, porém ainda continua inchada e sinto dor se tento abrir muito a boca por exemplo quando vou bocejar, seria caso de fazer a retirada das amígdalas ou pode ser algo mais sério?

    Curtir

    1. Cara Sara, pode demorar até 1 mês para retornar ao normal, dado que foi uma infecção importante. Caso vc persista com esses sintomas após esse período, ou caso eles piorem, procure ajuda novamente. Att,

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s