Os fones de ouvido são um ícone da modernidade. Porém, tem potencial para criar uma geração de pessoas com problemas auditivos (surdez e zumbido). Como então utilizá-los de maneira consciente?
A dica mais óbvia é controlar o volume.
Geralmente se o volume fica entre 50 e 65% do total não há agressão aos nossos ouvidos. Outra dica é utilizar o limitador dos Smartphones, que indica níveis perigosos de som.
E qual limite é esse? Considera-se a intensidade de 85 dB segura para até 8 horas ininterruptas de som.
Quem aprecia música geralmente gosta de ouvir o som mais alto. Entretanto, quanto maior o volume, menor o tempo de exposição. Para se ter uma ideia, uma intensidade de 100 dB, que seria o volume em uma casa de shows, pode ser tolerada com segurança por apenas 15 minutos.
Uma dica importante é utilizar fones de ouvido com isolamento acústico e com qualidade de som. O isolamento impede que os sons do ambiente façam com que vc aumente o volume do seu fone, já a qualidade do aparelho permite distinguir melhor os instrumentos e apreciar na totalidade a música.
A higienização dos fones deve ser feita periodicamente, para evitar infecções no ouvido, com álcool isopropílico, que protege os componentes eletrônicos.