Fones de ouvido – uso consciente

Os fones de ouvido são um ícone da modernidade. Porém, tem potencial para criar uma geração de pessoas com problemas auditivos (surdez e zumbido). Como então utilizá-los de maneira consciente?

A dica mais óbvia é controlar o volume.

Geralmente se o volume fica entre 50 e 65% do total não há agressão aos nossos ouvidos. Outra dica é utilizar o limitador dos Smartphones, que indica níveis perigosos de som.

cell pair

E qual limite é esse? Considera-se a intensidade de 85 dB segura para até 8 horas ininterruptas de som.

Quem aprecia música geralmente gosta de ouvir o som mais alto. Entretanto, quanto maior o volume, menor o tempo de exposição. Para se ter uma ideia, uma intensidade de 100 dB, que seria o volume em uma casa de shows, pode ser tolerada com segurança por apenas 15 minutos.

pair1

Uma dica importante é utilizar fones de ouvido com isolamento acústico e com qualidade de som. O isolamento impede que os sons do ambiente façam com que vc aumente o volume do seu fone, já a qualidade do aparelho permite distinguir melhor os instrumentos e apreciar na totalidade a música.

 

A higienização dos fones deve ser feita periodicamente, para evitar infecções no ouvido, com álcool isopropílico, que protege os componentes eletrônicos.

pair copy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s