Respiro às vezes por uma narina, às vezes por outra, é normal?

A resposta é simples: NÃO.

Existe um mecanismo natural de limpeza do nosso nariz, que se chama ciclo nasal. Tal mecanismo causa um alternância da respiração pelas narinas, porém ela não é problemática para pessoas que tem um nariz normal. Esse sintoma indica provavelmente uma Hipertrofia dos Cornetos Nasais ou um Desvio Obstrutivo do Septo Nasal. Vamos entender o que são esses problemas:

Os Cornetos Nasais são estruturas ósseas que possuímos dentro do nariz cuja principal função é aquecer e umidificar o ar que respiramos.

hipert_cornetos
Créditos: Dr. Gustavo Gosling

Principalmente nos pacientes com Rinite Alérgica, essas estruturas podem inchar ao longo dos anos e acabar obstruindo o nariz. Quando nos deitamos de um lado, nosso fluido corporal tende, por ação gravitacional, a se acumular desse lado, e por isso os pacientes alérgicos sentem que sua narina fica entupida daquele lado, e ao se virar, notam o que esse lado melhora, porém o outro obstrui.

A obstrução nasal gera cansaço, sono não reparador, sinusites de repetição, coriza. Em crianças pode alterar a oclusão dentária e o desenvolvimento da face. O tratamento da Rinite Alérgica melhora muito esse sintoma, porém necessita da adesão e disciplina do paciente.

O septo nasal divide ambos os lados das narinas. Cerca de 80% das pessoas tem algum tipo de desvio septal, porém, poucas tem sintomas que realmente fazem necessário o tratamento.

desvio-de-septo

Infelizmente, como o problema é na estrutura do septo, para as pessoas que tem um desvio muito acentuado, a única opção é a cirurgia, que se chama Septoplastia. Nessa cirurgia são removidas as porções desviadas, melhorando o fluxo de ar. Não há cicatrizes ou alteração estética, como ocorre nas cirurgias plásticas, ou Rinoplastias.

Respiração nasal adequada é qualidade de vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s