Tomei vacina da gripe e fiquei doente…

Comentário fatídico nessa época do ano. Mas será que ele procede?

A vacina contra gripe pode CAUSAR gripe? 

A resposta é: NÃO. A Gripe é causada por um vírus que se chama Influenza. Há 3 tipos principais: A, B e C. Anualmente a ANVISA faz um estudo e determina quais subtipos do vírus irão compor a vacina. Em 2017, a vacina trivalente administrada pelo SUS contempla os subtipos A-H1N1, A-H3N2 e B. Algumas vacinas administradas em centros de vacinação contemplam ainda um outro subtipo B, por isso são chamadas de quadrivalentes.

561864
Vírus Influenza em Microscopia Eletrônica

As vacinas são feitas de vírus fragmentados, purificados e inativados com formaldeído. Portanto é impossível que causem gripe. Reforça esse argumento o fato que mesmo pessoas com doenças imunológicas graves, que poderiam ter “dificuldade em se defender desse agente” podem (e devem) tomar a vacina. A imunidade conferida pela vacina se inicia em 2 a 3 semanas e dura por 1 ano.

E como fiquei doente então?
Acontece que a vacina NÃO PROTEGE contra outros germes, ou seja, aqueles que provocam resfriados, faringites e sinusites não estão presentes nessa vacina e a transmissão deles no frio cresce espantosamente. Além disso ela não tem eficácia contra vírus da gripe de outros subgrupos.

A transmissão da Gripe também aumenta muito no frio e por isso a vacina é ofertada nos meses que antecedem o inverno.

Assim é muito comum alguém tomar a vacina para gripe e 10 a 15 dias depois contrair um resfriado.

Mas por que tomar a vacina?

Porque a Gripe pode se tornar uma doença grave, principalmente em crianças, idosos, gestantes, asmáticos e imunodeficientes. Pode levar à internação, pneumonias graves e até mesmo à morte.

noticia_uti

Sendo assim, seu uso salva muitas vidas. Os mínimos efeitos colaterais que ela eventualmente possa dar (febre baixa e dor no corpo) são irrelevantes nesse contexto.