Dor de garganta, Benzetacil resolve?

As dores de garganta são uma das queixas mais frequentes em qualquer Prontossocorro do mundo. Tudo o que comemos ou bebemos e todo o ar que respiramos passa por essa região, e por isso ela possui uma estrutura especial de defesa, que se chama Anel de Waldeyer. Veja como é nossa garganta aqui.

Uma dor de garganta é consequência de uma inflamação nessa região e pode ocorrer por vários motivos, entre os mais frequentes:

  • infecções por vírus
  • respiração bucal
  • infecções bacterianas
  • doença do refluxo gastroesofágico
  • aftas
  • amigdalite crônica

A Benzetacil é a marca de um antibiótico (ou seja, que mata bactérias), que se chama Penicilina Benzatina. Ela age destruindo a parede celular do germe, que seria sua “capa protetora”. Como as células humanas não possuem essa parede celular, essa substância não nos agride.

benzetacil

Sendo assim, a Benzetacil somente irá ter ação nos casos de dor de garganta causados por bactérias. O germe mais comumente envolvido nisso é o Streptococcus pyogenes e a doença se chama Amigdalite Aguda Supurativa.

Nessa doença o paciente frequentemente tem dores fortes na garganta e no pescoço, febre e mal estar. Estão ausentes entupimento nasal, coriza e tosse. Ao examinar a garganta, na maioria dos casos, há exsudato (pus) nas amígdalas.

amigadlite

Recentemente a Benzetacil tem tido sua eficácia reduzida pelo uso inadequado, sendo utilizada por alguns médicos ou pacientes para qualquer tipo de dor de garganta. Isso acaba selecionando bactérias resistentes a ele, tendo como consequência, a necessidade de utilizar outro antibiótico “mais forte”.

Concluindo: quando tiver uma dor de garganta fique atento aos sintomas que a acompanham e detalhe ao médico esses dados. Caso não tenha tido efeito, procure um especialista.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s